Já abordamos anteriormente como a pandemia revolucionou os hábitos de consumo, e com os vinhos, não foi diferente. Segundo o relatório do Brazil Wine Landscapes 2022, atualmente, há duas vezes mais consumidores de vinho no Brasil do que em 2010, o consumo mensal de vinho entre a população adulta é de cerca de 36%, uma proporção semelhante à dos EUA.
Com o aumento do consumo, surgem diversos novos negócios no setor e estando atento a estas informações a Showkase traz para os empreendedores do setor de vinhos algumas dicas de como potencializar sua presença digital e vender ainda mais no segmento em questão:
Identificar os pontos de contato é o primeiro passo para entender a trajetória do cliente e garantir uma satisfação em todo o percurso da compra e do pós compra, por isso, faça uma lista com os principais locais de interação do cliente, exemplo:
Entendendo os pontos você poderá traçar ações mais efetivas e garantir uma satisfação que pode acarretar na fidelização deste cliente.
Enriqueça seu cliente com informações, faça um cadastro completo e super detalhado dos seus produtos, os clientes precisam de detalhes completos e em caso de compras na internet, quanto mais, melhor, capriche nas fotos, nas dimensões, títulos, porcentagem de álcool, local de produção, entre outros…
Que tal um cupom de desconto na primeira compra? Ou um abridor de vinhos nas compras acima de R$ 250,00? Todo mundo adora uma promoção e em casos como esse além de diminuir no bolso do consumidor gera-se também um valor percebido. Então faça uma análise de custos, entenda o seu mercado e veja o que consegue fazer para o seu cliente.
Planeje-se para uma live e ofereça degustação online. Com ela você irá divulgar seus vinhos de forma mais dinâmica e se conectando com os clientes em tempo real, dando dicas, tirando dúvidas e vendendo muitooo.