Já abordamos anteriormente como a pandemia revolucionou os hábitos de consumo, e com os vinhos, não foi diferente. Segundo o relatório do Brazil Wine Landscapes 2022, atualmente, há duas vezes mais consumidores de vinho no Brasil do que em 2010, o consumo mensal de vinho entre a população adulta é de cerca de 36%, uma proporção semelhante à dos EUA.
Com o aumento do consumo, surgem diversos novos negócios no setor e estando atento a estas informações a Showkase traz para os empreendedores do setor de vinhos algumas dicas de como potencializar sua presença digital e vender ainda mais no segmento em questão:
1- Trace o ponto de contato do seu cliente
Identificar os pontos de contato é o primeiro passo para entender a trajetória do cliente e garantir uma satisfação em todo o percurso da compra e do pós compra, por isso, faça uma lista com os principais locais de interação do cliente, exemplo:
- Antes de comprar o vinho ele deve busca suas redes sociais, ou recebe uma indicação.
- Durante a compra ele visualiza seu site, seu catálogo do whatsapp ou vai até o seu PDV
- Após a compra ele continuará recebendo comunicação de e-mail marketing, ou mensagens de agradecimento
Entendendo os pontos você poderá traçar ações mais efetivas e garantir uma satisfação que pode acarretar na fidelização deste cliente.
2- Encha sua base de informações
Enriqueça seu cliente com informações, faça um cadastro completo e super detalhado dos seus produtos, os clientes precisam de detalhes completos e em caso de compras na internet, quanto mais, melhor, capriche nas fotos, nas dimensões, títulos, porcentagem de álcool, local de produção, entre outros…
3- Ações promocionais
Que tal um cupom de desconto na primeira compra? Ou um abridor de vinhos nas compras acima de R$ 250,00? Todo mundo adora uma promoção e em casos como esse além de diminuir no bolso do consumidor gera-se também um valor percebido. Então faça uma análise de custos, entenda o seu mercado e veja o que consegue fazer para o seu cliente.
Bônus: realize uma Live
Planeje-se para uma live e ofereça degustação online. Com ela você irá divulgar seus vinhos de forma mais dinâmica e se conectando com os clientes em tempo real, dando dicas, tirando dúvidas e vendendo muitooo.