WhatsApp API: Conheça a forma de cobrança e use a favor da sua marca

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O Grupo Meta anunciou que a partir de 01 de junho de 2023 haverá algumas mudanças nas políticas do WhatsApp API. Até agora as seguintes alterações divulgadas serão:

Preço baseado em conversas

As categorias oficializadas pela Meta serão a base para as cobranças realizadas. Agora as empresas serão cobradas por conversas ativas (quando a empresa inicia a conversa) ou receptivas (quando o usuário é quem inicia a conversa). 

Os modelos serão divididos em 3 categorias de conversas sendo elas: Conversas Utilitárias, Conversas de Autenticação e Conversa de Marketing iniciadas pela empresa, e 1 categoria de conversa iniciada pelo contato, a Conversa de Serviço. 

  • Conversas de Autenticação

São modelos enviados pela empresa para autenticar usuários com senhas únicas em várias etapas durante o processo de login, como verificação de conta, recuperação de contas empresarial e desafios de integridade.

Veja o exemplo abaixo:

  • Conversas de Utilidade

Modelos que também são iniciados pelas empresas e que estão relacionados a uma transação, incluindo notificações de venda, pós-vendas e extratos de cobrança recorrente para clientes que optaram por receber esse tipo de mensagem. 

Veja o exemplo abaixo:

 

  • Conversas de Marketing

O mais comum dos modelos de mensagem enviados por empresas, nele são promovidos seus produtos e serviços, como ofertas personalizadas e descontos que os usuários optaram por receber. Qualquer conversa iniciada por negócios que não se qualifiquem como uma autenticação ou conversa de utilidade também se enquadram nesta categoria. 

Veja o exemplo abaixo:

  • Conversas de Serviço

São aquelas conversas iniciadas pelos usuários, seja para esclarecer uma dúvida, solicitações ou apenas para interagir com a empresa. Esse tipo de conversa só será iniciada caso não haja janelas de conversas abertas, e a empresa deve responder ao usuário com uma mensagem livre durante o período de 24 horas.

Veja o exemplo abaixo:

Como as cobranças vão funcionar? 

A cobrança ocorre quando a primeira mensagem é enviada, com o envio de mensagem, a sessão terá duração de 24 horas, você e seu cliente poderão trocar quantas mensagens quiser, sem gerar cobranças adicionais. Se a troca de mensagem continuar após o término da sessão inicial de 24 horas, serão cobrados os custos referentes a uma nova conversa. 

As conversas de serviço só serão iniciadas quando não houver outras conversas abertas. Caso a empresa envie uma mensagem ou uma resposta ao usuário com um modelo de mensagem de marketing na janela aberta da conversa de serviço, essa ação iniciará uma nova conversa com base na categoria do modelo e assim, surgirá uma nova cobrança.

Janela múltipla de categorias

Com as atualizações, foi implementada a funcionalidade que permite abrir diversas janelas de conversas simultaneamente com um mesmo cliente, proporcionando maior flexibilidade, por exemplo, você pode enviar um modelo de mensagem de marketing em uma conversa de utilidade já aberta. 

É importante salientar que o envio de um modelo de marketing em uma conversa de utilidade já aberta ocorrerá uma nova cobrança. No entanto, vários modelos da mesma categoria em uma conversa aberta não irão resultar em cobranças adicionais. 

Maior janela de conversa: de 24 para 72 horas

Agora as conversas iniciadas pelos clientes que usarem o botão de chamada para ação (CTA) em anúncios de clique para o WhatsApp ou em Páginas do Facebook, terão maior tempo de duração, ficando ativa 72 horas, quando os usuários enviarem mensagens para empresas usando esses pontos de entrada.

As conversas que começam a partir de anúncio não serão cobradas, e enquanto estiver aberta, nenhuma outra categoria será iniciada, mesmo se a empresa enviar um modelo de mensagem na janela de mensagem de 72h.

Para anúncios de clique para o WhatsApp, é aplicado o preço padrão dos anúncios. A conversa iniciada é grátis, porém o anúncio é cobrado.

Alterações nas conversas gratuitas

As empresas terão 1.000 conversas gratuitas por mês para conversas iniciadas pelo usuário. O nível gratuito é atualizado mensalmente com base no fuso horário da WABA (WhatsApp Business API).   

Além disso, as conversas iniciadas pelo usuário através de anúncios que clicam para o WhatsApp e botões de chamada para ação da página do Facebook também não serão cobradas.               

Como ficam as cobranças do WhatsApp Business na Showkase

A Showkase seguirá com a cobrança oficial do Grupo Meta, e continuamos lado a lado de cada uma das marcas que utilizam o nosso serviço de chat, para garantir que tais mudanças ocorram de maneira positiva, e que elas melhorem ainda mais as operações e processos do nosso chat, nosso objetivo é e sempre será oferecer a melhor qualidade de serviço possível aos nossos clientes. 

Você pode verificar melhor a nova precificação na página oficial de preços do Facebook.

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Niedja Katiany

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