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Como segmentar o meu negócio?

Written by Niedja Katiany | 16/03/2023 14:41:56

Escolher a segmentação do seu negócio é essencial para obter sucesso. Isso porque através dele você terá mais facilidade para traçar estratégias que supra as necessidades específicas do seu público-alvo. 

O que é segmentação de mercado?

Segmentação de mercado é uma estratégia que consiste na identificação de grupos de clientes que possuem características específicas e em comum. Tem como foco ações mais personalizadas que desperte o desejo de compra, com o intuito de alta conversão de vendas.

Sabemos que, empreender é um sonho de muitas pessoas, não é atoa que o Brasil está entre os 7 países que mais empreende, segundo a Global Entrepreneurship Monitor.

No entanto, não basta abrir um negócio e esperar que ele dê certo, é importante pesquisar, estudar, entender o mercado e principalmente identificar seu público-alvo.

Sabendo do segmento que deseja atuar você terá maior entendimento sobre seu consumidor e poderá traçar estratégias para públicos que tenham os mesmos objetivos e dores.

 

Tipos de segmentação de mercado que vão te auxiliar na forma de fazer no seu negócio:

Segmentação Demográfica: perfil do cliente

Nela teremos informações básicas e características dos consumidores. Considerando questões como: idade, gênero, localização, renda, profissão, escolaridade…

Estas são perguntas crucias para o início da sua segmentação, com as informações em mãos será possível ter produtos e serviços que esteja de acordo com  idade, renda e gênero do seu público.

Segmentação Comportamental

O nome já diz tudo, esta segmentação se dá pela análise do comportamento. O que faz esta pessoa a comprar? Existe uma data específica de compra desses clientes? Quais as cores recorrentes das peças de roupa adquiridas? 

Uma ferramenta de CRM pode te ajudar a ter acesso a todos esses dados e facilitará muito a sua análise, e pode relaxar porque a Showkase te ajuda nisso.

Segmentação Psicográfica: estilo de vida

A psicográfica avalia comportamentos e é um pouco mais detalhista e profunda, pois, busca entender estilo de vida, personalidade, hobbies, atividades que praticam, status social… 

Exemplo: Dentro de uma loja de roupa existem pessoas que gostam de andar confortavelmente e outros mais sociais, sabendo disso você já poderá criar ações para os dois públicos, e esta técnica trará muito mais resultado, fazendo com que seus clientes se sintam ainda mais satisfeitos.

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