Desafios do abandono de carrinho e dicas de como revertê-los

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Um dos grandes problemas para quem vende online é o abandono de carrinho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ve Interactive, a taxa de abandono de carrinho é de 83% no Brasil, enquanto no resto do mundo essa taxa é de 50%. Esse fato, além de gerar frustração, impede um aumento do lucro para o empreendedor.

Para te ajudar a reverter isso, separamos 3 dicas que vão te ajudar a recuperar carrinhos abandonados. Confira.

1 – Revise toda a jornada do cliente e pontos de contato

Para a pessoa que está comprando, a jornada de compra, pode estar atrapalhado e impedido de finalizar a compra. Por isso, nesse caso, a recomendação é revisar toda a jornada do seu cliente, passando por:

● Canais de atração, como redes sociais e blog;
● Canais de comunicação, como e-mails transacionais e de nutrição;
● E por fim chegando no site: plataforma e-commerce, processo de checkout, formas de pagamento, etc;

Uma dica bônus é criar pesquisas entre os seus clientes fiéis sobre os aspectos da sua loja online. Pergunte se o consumidor sentiu dificuldades no fechamento da compra e se teria sugestões de melhorias.

2 – Avalie os valores cobrados, como frete e juros

Esse é um ponto delicado para alguns lojistas, mas mesmo assim, vale a pena conferir.

Uma boa opção, pode ser procurar por novos fornecedores para comparar com os valores que você paga atualmente. Pode ser também que você esteja pagando uma taxa mais alta para parcelamento de compras ou de máquina de cartão de crédito.

O mercado oferece centenas de opções, então revise e negocie com frequência para garantir bons preços finais para seus consumidores e evitar assim desistências e abandono de carrinho.

3 – Simplifique o processo de compra

Esse pode ser o grande responsável pelo abandono de carrinho. Por isso, tente diminuir a quantidade de páginas que aparecem antes da finalização da compra.

Informe apenas o que for necessário para que seu cliente realize uma compra consciente e segura.

Detalhe as informações do produto e as formas de pagamento para não deixar dúvidas. Assim, você diminuirá as chances do cliente desistir de levar os itens. Lembre-se de que o consumidor na era digital busca praticidade.

Ao colocar essas dicas em prática, você com certeza irá conseguir reduzir os abandonos de carrinho no seu site.

 

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Jackson Araujo

Jackson é COO da Showkase, e é especialista em UI e UX e em Controle e Garantia de Qualidade.

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