Blog Showkase - Informações e dicas para aumentar suas vendas digitais

Como criar proximidade com os seus clientes usando os canais digitais?

Written by Niedja Katiany | 15/03/2023 14:45:43

Em 2021, o mundo atingiu a marca de 4,62 bilhões de usuários nas redes sociais. O Brasil é o 3º que mais usa as mídias. É um fato que as redes sociais já fazem parte da vida dos brasileiros, e com isso viraram ferramentas de comunicação essenciais.  No mercado atual é cada vez mais fundamental estreitar o relacionamento com os clientes, tudo isso para manter a satisfação e a fidelidade dos consumidores.

Mas, será que é possível fazer isso através do digital? Se sim, qual estratégia pode ser eficiente

E logo te respondemos que SIM, é possível, e uma das estratégias que pode ser utilizada é o Marketing Interativo.

O que é o Marketing Interativo?

Marketing interativo é uma estratégia onde através dela, podemos conhecer nosso público por meio de uma interação, ou seja, com ela as pessoas dialogam com a marca, seus produtos e serviços. Além disso, nos dá a possibilidade de explorar também os diferentes sentidos e desejos, que levarão a pessoa a agir, reagir e interagir com a marca. O Marketing Interativo possibilita a construção de relações de longo prazo, pertencimento e satisfação dos clientes, ele é de extrema importância para o aperfeiçoamento das marcas e para o desenvolvimento de produtos ou serviços de um maneira muito mais assertiva e rentável.

E como posso utilizar dentro da minha empresa? 

Para isso é simples, basta ousar e abusar da criatividade e inovação, no digital a proximidade é feita por meio de um clique ou um like, por isso, questionários nos stories, pesquisas compartilhadas nos canais de conversações, landing pages, e-book, quizzes, FAQs e conteúdos que agregam valor, são recursos muito relevantes e, com eles, a proximidade entre o cliente e a marca se torna envolvente e eficaz. Uma pesquisa focada nesta estratégia feita pelo Content Marketing Institute aponta que 87% dos entrevistados concordam que o uso de conteúdo interativo é muito mais eficaz para atrair a atenção dos usuários de Internet. 

Exemplo de marcas que utilizaram o Marketing Interativo

Netflix: 100% antenada nas redes e engajada na experiência do cliente, a marca faz de tudo para interagir com seu público nas plataformas digitais, criando uma amizade sincera com os assinantes. Confira abaixo alguns exemplos do Marketing Interativo sendo aplicado:

                  

Coca-cola: Quem nunca comprou uma latinha da Coca com a inicial do seu nome? E os espaços interativos que já são certos nos eventos em que a marca patrocina!? Tudo isso tem um nome: Marketing Interativo, nisso eles são certeiros! 

Amazon: Quem não fica encantado com a Alexa? A Amazon foi certeira na criação do chatbot, é realmente encantador faz uma pergunta qualquer e ouvir conselhos da Alexa. Isso mostra que o marketing interativo está se tornando uma parte envolvente de nossa vida.

McDonald’s: As redes sociais do Mc são um mundo de interações com seus seguidores. Lá sempre há uma enquete, hashtags, perguntas ou desafios, o objetivo é sempre engajar e criar laços com seus consumidores ainda mais forte.
 
     
Conclusão: esses exemplos de marketing interativo te ajudam?

Como mostramos acima, o conteúdo interativo é uma excelente opção para garantir que as suas campanhas de marketing se destaquem, sejam efetivas e o principal, engaje. Use para testar seu público, ou dar mais visibilidade de marca.

Quer uma ajuda adicional para fazer isso? Manda aqui nos comentários