Em 2021, o mundo atingiu a marca de 4,62 bilhões de usuários nas redes sociais. O Brasil é o 3º que mais usa as mídias. É um fato que as redes sociais já fazem parte da vida dos brasileiros, e com isso viraram ferramentas de comunicação essenciais. No mercado atual é cada vez mais fundamental estreitar o relacionamento com os clientes, tudo isso para manter a satisfação e a fidelidade dos consumidores.
Mas, será que é possível fazer isso através do digital? Se sim, qual estratégia pode ser eficiente?
E logo te respondemos que SIM, é possível, e uma das estratégias que pode ser utilizada é o Marketing Interativo.
Marketing interativo é uma estratégia onde através dela, podemos conhecer nosso público por meio de uma interação, ou seja, com ela as pessoas dialogam com a marca, seus produtos e serviços. Além disso, nos dá a possibilidade de explorar também os diferentes sentidos e desejos, que levarão a pessoa a agir, reagir e interagir com a marca. O Marketing Interativo possibilita a construção de relações de longo prazo, pertencimento e satisfação dos clientes, ele é de extrema importância para o aperfeiçoamento das marcas e para o desenvolvimento de produtos ou serviços de um maneira muito mais assertiva e rentável.
Para isso é simples, basta ousar e abusar da criatividade e inovação, no digital a proximidade é feita por meio de um clique ou um like, por isso, questionários nos stories, pesquisas compartilhadas nos canais de conversações, landing pages, e-book, quizzes, FAQs e conteúdos que agregam valor, são recursos muito relevantes e, com eles, a proximidade entre o cliente e a marca se torna envolvente e eficaz. Uma pesquisa focada nesta estratégia feita pelo Content Marketing Institute aponta que 87% dos entrevistados concordam que o uso de conteúdo interativo é muito mais eficaz para atrair a atenção dos usuários de Internet.
Netflix: 100% antenada nas redes e engajada na experiência do cliente, a marca faz de tudo para interagir com seu público nas plataformas digitais, criando uma amizade sincera com os assinantes. Confira abaixo alguns exemplos do Marketing Interativo sendo aplicado:
Coca-cola: Quem nunca comprou uma latinha da Coca com a inicial do seu nome? E os espaços interativos que já são certos nos eventos em que a marca patrocina!? Tudo isso tem um nome: Marketing Interativo, nisso eles são certeiros!
Amazon: Quem não fica encantado com a Alexa? A Amazon foi certeira na criação do chatbot, é realmente encantador faz uma pergunta qualquer e ouvir conselhos da Alexa. Isso mostra que o marketing interativo está se tornando uma parte envolvente de nossa vida.
Como mostramos acima, o conteúdo interativo é uma excelente opção para garantir que as suas campanhas de marketing se destaquem, sejam efetivas e o principal, engaje. Use para testar seu público, ou dar mais visibilidade de marca.
Quer uma ajuda adicional para fazer isso? Manda aqui nos comentários