O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta que permite gerenciar e implementar tags (scripts) de marketing e monitoramento em seu site de e-commerce sem a necessidade de modificar diretamente o código do site. Isso simplifica a coleta de dados e o acompanhamento das atividades dos usuários no seu site, como conversões de vendas, visualizações de produtos e comportamento do cliente.
Aqui está um passo a passo para configurar o GTM no seu e-commerce:
1. Criar uma Conta no Google Tag Manager
- Acesse Google Tag Manager.
- Clique em "Criar Conta".
- Preencha as informações:
- Nome da conta: Insira o nome da sua empresa.
- País: Selecione o país de operação.
- Nome do contêiner: Geralmente é o domínio do seu site.
- Plataforma de destino: Selecione Web.
- Clique em Criar e aceite os termos de serviço.
2. Instalar o Código do Google Tag Manager na Showkase
Depois de criar o contêiner no GTM, você verá um popup com dois trechos de código, mas não se preocupe, com a Showkase você só precisará se preocupar em anotar o identificador que começa com GTM- conforme pode ser visto na imagem abaixo:
Agora acesse a sua conta Showkase, navegue até o menu de configurações no canto superior direito da página:
E então insira o código identificador do GTM que você acabou de copiar, e clique em Salvar:
Agora que você vinculou o seu código GTM na Showkase, é hora de ativar e garantir que o Google identificou o seu funcionamento. Para isso, basta colocar a url do seu site com um /activate ao final, por exemplo, se o seu site é https://showkase.com.br, então o link deverá ficar https://showkase.com.br/activate como pode ser visto no print abaixo:
Lembrando que o /activate só deverá ser utilizado nesse momento de validar que o site está correto, nas demais configurações, utilize o link do seu site normalmente.
3. Configurar Tags no Google Tag Manager
Agora que o GTM está instalado no seu e-commerce, é hora de configurar tags para acompanhar atividades específicas, como visitas a páginas, visualização de produtos, conversões e mais.
Exemplo: Configurando a Tag do Google Analytics
Criar uma Nova Variável:
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- No painel do Google Tag Manager, clique em Variáveis no menu à esquerda e depois, na sessão de Variáveis incorporadas clique no botão Configurar.
- No popup que abrir, busque a sessão Cliques e marque o checkbox Click URL. Essa etapa servirá mais na frente para você poder criar as conversões de cliques no botão de WhatsApp da sua página.
- Agora na área de Variáveis definidas pelo usuário clique no botão Nova.
- No popup que abrir, defina o nome dessa variável como Tag do GA4 e escolha o tipo de variável como Permanente, colocando como valor o ID do seu Google Analytics.
Criar uma Nova Tag:
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- No painel do Google Tag Manager, clique em Tags no menu à esquerda e depois, na sessão de Tags do centro da página clique no botão Nova.
Escolhendo o Tipo de Tag:
- Clique em Configuração de Tag e selecione Tag do Google.
- Dê um nome a sua tag: Tag do Google Analytics - All Pages
- Coloque o ID da tag como sendo a variável que você acabou de criar: ou simplesmente coloque o código do Google Analytics aqui.
Configurando o Disparador:
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- Clique em Acionamento e escolha All Pages (Todas as Páginas) para disparar a tag em todas as páginas do seu site.
Salvar e Publicar:
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- Clique em Salvar, depois em Enviar para publicar a tag no seu site.