Como Configurar o Google Tag Manager (GTM) na Showkase

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O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta que permite gerenciar e implementar tags (scripts) de marketing e monitoramento em seu site de e-commerce sem a necessidade de modificar diretamente o código do site. Isso simplifica a coleta de dados e o acompanhamento das atividades dos usuários no seu site, como conversões de vendas, visualizações de produtos e comportamento do cliente.

Aqui está um passo a passo para configurar o GTM no seu e-commerce:


1. Criar uma Conta no Google Tag Manager

  1. Acesse Google Tag Manager.
  2. Clique em "Criar Conta".
  3. Preencha as informações:
    • Nome da conta: Insira o nome da sua empresa.
    • País: Selecione o país de operação.
    • Nome do contêiner: Geralmente é o domínio do seu site.
    • Plataforma de destino: Selecione Web.
  4. Clique em Criar e aceite os termos de serviço.


2. Instalar o Código do Google Tag Manager na Showkase

Depois de criar o contêiner no GTM, você verá um popup com dois trechos de código, mas não se preocupe, com a Showkase você só precisará se preocupar em anotar o identificador que começa com GTM- conforme pode ser visto na imagem abaixo:

Screenshot 2024-09-09 at 22.16.20Agora acesse a sua conta Showkase, navegue até o menu de configurações no canto superior direito da página:
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E então insira o código identificador do GTM que você acabou de copiar, e clique em Salvar:
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Agora que você vinculou o seu código GTM na Showkase, é hora de ativar e garantir que o Google identificou o seu funcionamento. Para isso, basta colocar a url do seu site com um /activate ao final, por exemplo, se o seu site é https://showkase.com.br, então o link deverá ficar https://showkase.com.br/activate como pode ser visto no print abaixo:

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Lembrando que o /activate só deverá ser utilizado nesse momento de validar que o site está correto, nas demais configurações, utilize o link do seu site normalmente.



3. Configurar Tags no Google Tag Manager

Agora que o GTM está instalado no seu e-commerce, é hora de configurar tags para acompanhar atividades específicas, como visitas a páginas, visualização de produtos, conversões e mais.

Exemplo: Configurando a Tag do Google Analytics

Criar uma Nova Variável:

    • No painel do Google Tag Manager, clique em Variáveis no menu à esquerda e depois, na sessão de Variáveis incorporadas clique no botão Configurar.
    • No popup que abrir, busque a sessão Cliques e marque o checkbox Click URL. Essa etapa servirá mais na frente para você poder criar as conversões de cliques no botão de WhatsApp da sua página.
    • Agora na área de Variáveis definidas pelo usuário clique no botão Nova.
    • No popup que abrir, defina o nome dessa variável como Tag do GA4 e escolha o tipo de variável como Permanente, colocando como valor o ID do seu Google Analytics.

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Criar uma Nova Tag:

    • No painel do Google Tag Manager, clique em Tags no menu à esquerda e depois, na sessão de Tags do centro da página clique no botão Nova.

Escolhendo o Tipo de Tag:

  • Clique em Configuração de Tag e selecione Tag do Google.
  • Dê um nome a sua tag: Tag do Google Analytics - All Pages
  • Coloque o ID da tag como sendo a variável que você acabou de criar: ou simplesmente coloque o código do Google Analytics aqui.

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Configurando o Disparador:

    • Clique em Acionamento e escolha All Pages (Todas as Páginas) para disparar a tag em todas as páginas do seu site.

Salvar e Publicar:

    • Clique em Salvar, depois em Enviar para publicar a tag no seu site.

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